Congruência ou Maria vai com as outras?

 29 de novembro de 2024

Congruência é um adjetivo atribuído a tudo aquilo que coincide ou é corresponde a algo, representando semelhanças, harmonia, coerência, atribuições e muito mais. Trata-se de um conceito amplo que pode ser aplicado a diferentes áreas de atuações para descrever um estado de alinhamento ou correspondência entre elementos, valores, ideias ou formas.

A congruência pode ser usada em diferentes tipos de contexto, por exemplo, na matemática, significa que duas figuras têm o mesmo tamanho e forma, podendo ser sobrepostas perfeitamente.

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Congruência no Marketing Digital

No marketing, é a certeza que todos os canais de comunicação de uma marca estejam alinhados, reforçando sua identidade, valores, e toda a experiência que ela oferece para o seu público. Podemos dizer que, quando há congruência, há interação com o público, ou seja, cada canal de comunicação da marca reforça sua proposta de valor, criando percepção clara, autêntica e confiável no mercado.

A congruência é fundamental para criar uma conexão emocional com o público, garantindo uma comunicação clara e coerente, criando uma fidelidade com o cliente.

Vamos ver isso, na prática?

Agora que entendemos o conceito de congruência, vamos ver como ele se aplica na prática com um exemplo real. Vamos analisar a Cookoa CHocolates, uma marca que comercializa alimentos com origem do cacau, especialmente chocolates.

Marca: Cookoa Chocolates

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Qual é a promessa?

A marca comunica em seus canais (site, redes sociais, embalagens) que seus produtos são nutritivos e inclusivos ​​e criados para manter um valor nutricional, sem adição de químicos. Eles prometem qualidade sensorial com o método Bean-to-bar (da amêndoa a barra) usando a semente do cacau para fazer o chocolate.

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Aplicação nos canais de comunicação:

A marca possui um design limpo, com uma paleta de cores em tons quentes que remete ao próprio cacau, criando uma conexão visual com o produto. Os textos reforçam os valores do produto, como, sustentabilidade, o frescor, e o uso de ingredientes orgânicos. A tipografia da marca dialoga com o público, que busca uma alimentação saudável e consciente.

As redes sociais, contam a história, os valores e atributos da marca como, “Feito por gente”, “Alimento fresco”, “Plant Based”. A marca possui um atendimento humanizado, com linguagem inclusiva e tom de voz entusiasmado.

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A embalagem é excepcionalmente coerente com a identidade da marca, refletindo toda a sua personalidade, missão e cultura, expressa um design minimalista, e harmônico, possui hierarquia entre as informações, permitindo uma leitura dinâmica e clara sobre o produto.

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Portanto, a congruência, nesse caso, é o alinhamento entre o que a marca promete e o que o cliente realmente experimenta.


Congruência ou Maria vai com as outras

Pegando o gancho das embalagens da Cookoa, a seguir vamos analisar algumas embalagens que passam a sensação de “Mas é tudo igual”

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Embalagens de cafés orgânicos.

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Concorrentes com embalagens semelhantes.


Podemos pensar, que as embalagens são todas iguais, sem nenhum grande diferencial ou criatividade. No entanto, com uma análise mais aprofundada e cuidadosa, percebemos algo extraordinário: as embalagens desempenham um papel fundamental na forma como vislumbramos e escolhemos os produtos.

Imagine o seguinte cenário: Você precisa comprar um produto de limpeza que está faltando na sua casa, já sabe onde está localizado o produto, e só precisa avaliar qual dos produtos levar. Entre várias opções, um desses produtos chamou sua atenção de forma negativa -  está com o tubo verde e o rótulo vermelho. Por estar fora do padrão visual existente associado a produtos de limpeza, esse item certamente não dialoga com você ou com o que você está precisando, e dificulta a sua identificação com o produto, acarretando a descartá-lo imediatamente. Isso demonstra como o design da embalagem pode influenciar diretamente na decisão de compra.

Agora pense nas embalagens de café: suponha que você seja proprietário de uma marca de café orgânico, sustentável, sem agrotóxicos, com grãos selecionados e moídos na hora. Apresentando esse produto para o mercado com uma embalagem de plástico, com cores vibrantes e uma tipografia robustas, cria-se uma incoerência com a essência de sua marca, não passaria confiança para o meu público, muito menos criaria uma conexão emocional com ele, tão necessária para fidelizar clientes e destacar seu produto em um mercado competitivo.

Existem diferentes estudos que abordam a congruência em diferentes pontos de vista. Carlos Alves, em 2017,  que estudou o comportamento do consumidor na observação de produtos similares, conclui que o consumidor ao perceber a similaridade mostra melhora cognitiva na compreensão, comparando-o a detalhes de objetos não congruentes.

Por isso, a embalagem não é apenas um recipiente funcional, mas uma extensão da identidade da marca. Em um mercado cada vez mais saturado, o design da embalagem desempenha um papel crucial na diferenciação, comunicando os valores do produto de forma única e atraente . Quando bem homologada aos valores da marca e à proposta do produto, ela não só atrai consumidores e cria conexões emocionais, mas também posiciona a marca como relevante e relevante no mercado.

 Conclusão 

É importante ressaltar que, não basta apenas imitar as características visuais de um concorrente, é necessário garantir que todos os aspectos da marca — do design à comunicação — estejam alinhados com sua missão e valores. É preciso que a congruência esteja em todos os pontos da marca. Tudo precisa estar bem alinhado aos valores e à proposta do produto, para assim, se tornar uma marca com uma comunicação eficaz, capaz de atrair consumidores, criar conexões com o público e ser autoridade no mercado. 

Escrito por

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Samy Cunha

Arquiteta & Designer Sênior

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, descobri minha paixão por design e branding durante estágios na área. Hoje, sou especialista em criar um design que traduza propósito e autenticidade, conectando marcas ao seu público.

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