Congruência ou Maria vai com as outras?
29 de novembro de 2024
Congruência é um adjetivo atribuído a tudo aquilo que coincide ou é corresponde a algo, representando semelhanças, harmonia, coerência, atribuições e muito mais. Trata-se de um conceito amplo que pode ser aplicado a diferentes áreas de atuações para descrever um estado de alinhamento ou correspondência entre elementos, valores, ideias ou formas.
A congruência pode ser usada em diferentes tipos de contexto, por exemplo, na matemática, significa que duas figuras têm o mesmo tamanho e forma, podendo ser sobrepostas perfeitamente.
Congruência no Marketing Digital
No marketing, é a certeza que todos os canais de comunicação de uma marca estejam alinhados, reforçando sua identidade, valores, e toda a experiência que ela oferece para o seu público. Podemos dizer que, quando há congruência, há interação com o público, ou seja, cada canal de comunicação da marca reforça sua proposta de valor, criando percepção clara, autêntica e confiável no mercado.
A congruência é fundamental para criar uma conexão emocional com o público, garantindo uma comunicação clara e coerente, criando uma fidelidade com o cliente.
Vamos ver isso, na prática?
Agora que entendemos o conceito de congruência, vamos ver como ele se aplica na prática com um exemplo real. Vamos analisar a Cookoa CHocolates, uma marca que comercializa alimentos com origem do cacau, especialmente chocolates.
Marca: Cookoa Chocolates
Qual é a promessa?
A marca comunica em seus canais (site, redes sociais, embalagens) que seus produtos são nutritivos e inclusivos e criados para manter um valor nutricional, sem adição de químicos. Eles prometem qualidade sensorial com o método Bean-to-bar (da amêndoa a barra) usando a semente do cacau para fazer o chocolate.
Aplicação nos canais de comunicação:
A marca possui um design limpo, com uma paleta de cores em tons quentes que remete ao próprio cacau, criando uma conexão visual com o produto. Os textos reforçam os valores do produto, como, sustentabilidade, o frescor, e o uso de ingredientes orgânicos. A tipografia da marca dialoga com o público, que busca uma alimentação saudável e consciente.
As redes sociais, contam a história, os valores e atributos da marca como, “Feito por gente”, “Alimento fresco”, “Plant Based”. A marca possui um atendimento humanizado, com linguagem inclusiva e tom de voz entusiasmado.
A embalagem é excepcionalmente coerente com a identidade da marca, refletindo toda a sua personalidade, missão e cultura, expressa um design minimalista, e harmônico, possui hierarquia entre as informações, permitindo uma leitura dinâmica e clara sobre o produto.
Portanto, a congruência, nesse caso, é o alinhamento entre o que a marca promete e o que o cliente realmente experimenta.
Congruência ou Maria vai com as outras
Pegando o gancho das embalagens da Cookoa, a seguir vamos analisar algumas embalagens que passam a sensação de “Mas é tudo igual”
Embalagens de cafés orgânicos.
Concorrentes com embalagens semelhantes.
Podemos pensar, que as embalagens são todas iguais, sem nenhum grande diferencial ou criatividade. No entanto, com uma análise mais aprofundada e cuidadosa, percebemos algo extraordinário: as embalagens desempenham um papel fundamental na forma como vislumbramos e escolhemos os produtos.
Imagine o seguinte cenário: Você precisa comprar um produto de limpeza que está faltando na sua casa, já sabe onde está localizado o produto, e só precisa avaliar qual dos produtos levar. Entre várias opções, um desses produtos chamou sua atenção de forma negativa - está com o tubo verde e o rótulo vermelho. Por estar fora do padrão visual existente associado a produtos de limpeza, esse item certamente não dialoga com você ou com o que você está precisando, e dificulta a sua identificação com o produto, acarretando a descartá-lo imediatamente. Isso demonstra como o design da embalagem pode influenciar diretamente na decisão de compra.
Agora pense nas embalagens de café: suponha que você seja proprietário de uma marca de café orgânico, sustentável, sem agrotóxicos, com grãos selecionados e moídos na hora. Apresentando esse produto para o mercado com uma embalagem de plástico, com cores vibrantes e uma tipografia robustas, cria-se uma incoerência com a essência de sua marca, não passaria confiança para o meu público, muito menos criaria uma conexão emocional com ele, tão necessária para fidelizar clientes e destacar seu produto em um mercado competitivo.
Existem diferentes estudos que abordam a congruência em diferentes pontos de vista. Carlos Alves, em 2017, que estudou o comportamento do consumidor na observação de produtos similares, conclui que o consumidor ao perceber a similaridade mostra melhora cognitiva na compreensão, comparando-o a detalhes de objetos não congruentes.
Por isso, a embalagem não é apenas um recipiente funcional, mas uma extensão da identidade da marca. Em um mercado cada vez mais saturado, o design da embalagem desempenha um papel crucial na diferenciação, comunicando os valores do produto de forma única e atraente . Quando bem homologada aos valores da marca e à proposta do produto, ela não só atrai consumidores e cria conexões emocionais, mas também posiciona a marca como relevante e relevante no mercado.
Conclusão
É importante ressaltar que, não basta apenas imitar as características visuais de um concorrente, é necessário garantir que todos os aspectos da marca — do design à comunicação — estejam alinhados com sua missão e valores. É preciso que a congruência esteja em todos os pontos da marca. Tudo precisa estar bem alinhado aos valores e à proposta do produto, para assim, se tornar uma marca com uma comunicação eficaz, capaz de atrair consumidores, criar conexões com o público e ser autoridade no mercado.
Escrito por
Samy Cunha
Arquiteta & Designer Sênior
Graduada em Arquitetura e Urbanismo, descobri minha paixão por design e branding durante estágios na área. Hoje, sou especialista em criar um design que traduza propósito e autenticidade, conectando marcas ao seu público.
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